07/12/11
Na tarde da última segunda-feira (5), a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, recebeu a visita da vice-presidente da Associação Friendship Force Brasil (AFFB), Maria de Nazaré Chaves. O Município foi eleito pela associação de clubes da amizade para sediar a VIII Convenção Nacional de Clubes da Friendship e a XIII Reunião de Presidentes, que acontecem de 22 a 25 de novembro do próximo ano.
O objetivo da instituição sem fins lucrativos é promover o entendimento universal, por meio de intercâmbios culturais e sociais entre pessoas de diferentes origens, incentivando a formação de redes de amigos, em busca da paz. “Estabelecendo vínculos para ampliar as relações, o mundo pode ser bem melhor. Pelo respeito às diversidades culturais, étnicas e os valores de cada povo, é possível ter um mundo com amizade e paz”, frisou a prefeita, ressaltando a importância de Guarujá receber o evento.
Com o tema “Friendship Force e a Importância do Multiculturalismo”, a Convenção Nacional, que acontecerá em Guarujá, deverá reunir cerca de 300 associados da instituição. Durante quatro dias, a paz e a compreensão mundial serão debatidas, com foco em aspectos culturais, político-sociais, econômicos, históricos e turísticos. Segundo a vice-presidente da Friendship Force no Brasil, o evento contará com a presença do presidente da FFI, George Brown, e da presidente da AFFB, Maria Cléa Borges. “Escolhemos Guarujá pela vitrine que é. Além das belezas naturais, tem uma boa localização e principalmente pela receptividade da prefeita”, destacou Nazaré, que é de Belém (PA).
Com sede em Atlanta (EUA), a Friendship Force Internacional está em 57 países. Ao todo, são 364 clubes espalhados em todos os continentes. No Brasil, há 27 clubes, com uma média de 1.100 associados. Fundado em 2010, a Friendship Force Guarujá, presidida por Ivelize Maria Sales Padovan Viudes, é o mais novo clube do País. “A Força da Amizade forma rede de amigos para que as pessoas conheçam o mundo de uma forma diferente, por meio de intercâmbios. No entanto, para nós, o que importa são as pessoas e não os lugares”, afirmou a vice-presidente da AFFB.
A instituição foi criada nos Estados Unidos, em 1977, durante o governo do presidente Jimmy Carter. “O mundo vivia um momento diplomático difícil, era época da Guerra Fria. A Friendship surgiu para estreitar esses laços de amizade”, revelou o ex-prefeito de Itanhaém, João Carrasco, que também é membro da Friendship.
No início, os encontros da FFI eram feitos em aviões. “Conforme o grupo foi se expandindo, começamos a nos reunir em grupos menores, nos moldes atuais”, esclareceu Nazaré, ressaltando que, atualmente, os intercambistas ficam hospedados na casa de associados, para conhecer o dia-a-dia das famílias de cada localidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário